sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fotos em máquinas profissionais: sem fio com Eye-Fi

Fotos sem fio? Os smartphones iniciaram esta tendência. Depois que começou a oferta de espaço gratuito para armazenagem e compartilhamento de dados (cloud ou nuvem), principalmente com o Dropbox, o Sugarsync, o Google Drive, o iCloud e mais recentemente o Skydrive, foto passa a requerer, definitivamente, recursos wireless.

Descobri recentemente um recurso interessante para quem possui uma máquina semi-profissional ou profissional,  de marcas como Canon, Nikon, Sony, dentre outras.

É um cartão chamado SD Eye-Fi  ( site do fabricante http://www.eye.fi ), que simplesmente "cria" uma conexão sem fio entre a máquina e o iPhone, iPad ou computador com recurso wireless. Além de possuir memória como um cartão SD, este dispositivo traz recurso de hardware suficiente para criar uma rede sem fio, que aliado ao software de alguns modelos de máquina, cria uma conexão com um equipamento para transmissão de fotos sem fio. A seguir algumas fotos e explicações gerais do dispositivo:

  Foto de um modelo do cartão Eye-Fi de 8 Gb que foi adquirido no mercado livre em 10x R$ 25,00 em fev de 2013. Há vários modelos disponíveis, dependendo da capacidade de armazenamento e algumas características de velocidade. A experiência com o Pro X2 de 8Gb tem se mostrado bem satisfatória  

E o processo é simples: você insere o cartão na máquina compatível (observar os modelos que são compatíveis listados pelo fabricante):

Foto de um cartão Eye-Fi Pro X2 de 8Gb sendo inserido em uma máquina Canon t4i

Se quiser estabelecer conexão para transmissão das fotos para um iPhone ou iPad, deve-se instalar o app disponível na loja de aplicativos da apple ( software gratuito ):

Aplicativo disponível para download gratuito para iOS

Liga-se a máquina fotográfica, momento em que iniciará o processo de disponibilização de uma nova rede criada pelo cartão. Neste momento, deve-se escolher esta rede no iPhone ou iPad, nos ajustes de rede ( wifi ).

Tela de configuração do aplicativo em um iPhone


Tela de configuração da conexão wifi em um iPad

Estabelecida a conexão, a cada foto clicada na máquina, automaticamente inicia o processo de transferência. O tempo de transmissão é razoavelmente rápido, dependendo da qualidade da foto.
E então, enquanto você procura os melhores ângulos com sua Canon, outra pessoa pode estar, quase que ao mesmo tempo, conferindo as fotos em seu iPhone ou iPad. Já imaginou as possibilidades?
Fica a dica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário